1º Aniversário do Tools4Edu! – Testemunhos

Um ano volvido desde que demos início a esta aventura, é agora tempo de fazermos uma retrospetiva e recordarmos como tudo começou.





Equipa Inicial, Coordenação e Gestão do Projeto



Pedro Dias da Silva

A história da TOOLS4EDU nasce no dia 16 de março de 2020, com a constatação de que a grande maioria dos alunos viram as suas escolas fechadas devido aos impactos da COVID-19 e nenhuma alternativa lhes era oferecida para continuarem o seu processo de aprendizagem, apesar de haver meios digitais que assim o permitiam.

Esse primeiro dia de escola em casa foi um turbilhão, combinando o acompanhamento de dois filhos que passaram a receber fichas por email, o teletrabalho que também exigia a adoção mais generalizada de novas formas de trabalho, mas também a vontade de fazer algo que desse resposta ao desafio das escolas.

A TECH4COVID19 foi a plataforma para encontrar outros com a mesma vontade de dar uma resposta diferente e assim criamos no mesmo dia o projeto “Covid19 Classroom”, que mais tarde veio a mudar o nome para TOOLS4EDU. Em menos de 24h foi lançado um questionário a toda a comunidade educativa e no dia 18 de março já tínhamos um número assinalável de respostas que nos davam a força para avançar com o projeto. Todo o trabalho foi feito em contrarrelógio, com o lançamento da landing-page 1 semana depois e o lançamento da 1ª versão do site nas 2 semanas seguintes.

Foram 3 semanas intensas de trabalho com muitos voluntários, mas com especial destaque para aqueles que mais contribuíram para tornar este primeiro lançamento uma realidade: a Ana, a Júlia, a Layla, a Leihla, a Maria João, a Marta, a Mirali, a Patrícia, a Sofia, a Sónia, a Valesca, o Bruno, o Fábio, o Fernando, o Jayme, o José, o Paulo, o Pedro, o Rui, o Tiago, a Milena e a Stella.

Este foi apenas o ponto de partida, porque o projeto continuou a crescer e sempre com ideias novas fruto da rotatividade normal de voluntários. Obrigado a todos que ao longo deste ano mantiveram o projeto de pé, sendo que deixo votos de muito sucesso e longevidade.


Pedro Guimarães 

O meu papel foi sempre o mesmo, contribuir com os meus conhecimentos e trabalho, integrando uma equipa fantástica de pessoas muito talentosas e generosas. Tentei sempre dar o máximo e contribuir para criar e pertencer a uma equipa coesa e muito focada nos nossos objectivos. Entregar muito rapidamente soluções reais que servissem o propósito para que o projeto foi criado, com a maior qualidade possível.

Recordo a enorme vontade e energia de todos os envolvidos em procurar contribuir com uma solução para um problema que era novo para todos e que já se antevia iria ter repercussões muito vastas. Tudo começou com o objetivo de encontrar formas de reestabelecer a relação aluno/professor que já estava interrompida e todos percebemos que ia ser afetada por bem mais de 2 semanas.

O ponto mais positivo da experiência foi a alegria, energia, entrega, generosidade e empenho que todas as pessoas da equipa colocaram desde o primeiro momento. No dia em que lançámos a primeira versão do site fizemos uma “zoom party” fantástica para celebrarmos em conjunto, que nunca esquecerei.


Júlia Costa 

Faz um ano que tanto havia para ajudar, tantos desamparados, sem conhecimento do mundo virtual e aulas virtuais. Começou um grupo pequeno cheio de vontade e lembro-me do momento em que escolhemos o nome para o projeto! Todos muito motivados e até a aprender para poder partilhar!

Criámos um apoio e só queríamos ajudar quem precisava com o que podíamos. Cada um ajudou com o que mais sabia e com o que podia!

Estive como project manager a tentar ajudar em tudo o que viesse e a tentar encontrar formas de alinhar todas as ideias e ajudas.

Foi fantástico ver tanta gente com diferentes backgrounds cheia de vontade de ajudar e fazer algo para os outros. Deu bastante alento numa fase tão difícil para realmente acreditar que tudo iria ficar melhor.

Muito grata por todas as pessoas fantásticas com quem tive a oportunidade de colaborar em conjunto neste projeto!


Maria João Simões

Parabéns Tools4Edu!

Há um ano não sabíamos muito sobre Covid19 nem sobre o futuro. Recordo com saudade a ânsia de querer contribuir.

A comunidade que criámos foi importantíssima para desenvolver um projeto consistente e que acredito ter empoderado a classe profissional que cuida do nosso futuro – Os Professores.  Os grandes heróis deste projeto, cuja atitude sempre nos inspirou e levou a procurar fazer mais e melhor.

Apesar de termos mantido sempre um objetivo altruísta, hoje olhando para trás, entendo a importância que este grupo teve no meu próprio bem-estar e sorrio por ter alinhado nesta aventura que acompanho com carinho.


Ana Fonseca 

Numa altura de muitas incertezas, e em que o sentimento de querer ajudar, ser útil à sociedade, se acentuou exponencialmente, juntei-me, orgulhosamente, ao Projeto Tools4Edu, incentivada por um amigo.  

Inicialmente fui envolvida na realização dos primeiros tutoriais, nomeadamente ao nível da gravação de áudio e, mais tarde, ajudei na gestão do projeto.  

Foi muito emocionante estar integrada numa equipa tão vasta, multidisciplinar e motivada. Recordo o espírito de entrega e entreajuda entre todos. Mesmo sem sabermos bem que direção tomar, fomos chegando a bons portos. Foi, sem dúvida, extremamente rico juntar-me voluntariamente a este projeto perante a situação que vivemos. 


Jayme Kopke 

Enquanto estive envolvido com o projeto Tools4Edu houve várias coisas que me impressionaram. Por exemplo, a generosidade com que profissionais muito qualificados punham as suas competências ao serviço do bem comum. Ou a facilidade com que, não se conhecendo de lado nenhum e nunca se encontrando fisicamente, se organizaram para implementar, em prazos apertados, um projeto complexo e ambicioso.

Foi um projeto que me inspirou e orgulhou, e no qual aprendi muito. Mesmo não tendo podido continuar a colaborar regularmente, espero ainda ter a ocasião de ser útil ao Tools4Edu. E receber em troca mais dessa satisfação, desse orgulho e dessa oportunidade de aprender.

Equipa de Marketing



José Caetano 

Recordo-me de ficar impressionado com a quantidade de voluntários que queriam ajudar e contribuir para o projeto. Pessoas com os mais diversos desafios pessoais e profissionais a que a pandemia os sujeitou, mas que mesmo assim, faziam de tudo para conseguir dar 30 minutos para uma chamada de zoom. 

Na altura entrei para a equipa de marketing, que tinha um objetivo claro: como ajudar mais professores, pais e alunos. 

Professores a pedir para fazer parte do projeto porque queriam retribuir a ajuda que o projeto lhes tinha dado, foi sem dúvida um dos momentos altos. Aí percebi que estávamos realmente a ajudar.


Sónia Fevereiro 

A 17 de Março 2020, por intermédio de um grupo da minha faculdade, foi partilhada e incentivada a inscrição no Movimento Tech4Covid, como voluntários numa atividade em que poderíamos ser úteis. Decidi inscrever-me na plataforma Slack com um hobby que me daria prazer – a ilustração. Dois ou três dias depois fui contactada por um grupo que se estava a formar para ajudar na Transformação Digital na Educação. Já tinham nome, Tools4Edu, mas precisavam com urgência de um Logotipo e uma Mascote. E foi assim que entrei no projeto. Acabei por ficar integrada na equipa de Marketing, no início com alguns 8 elementos. Foi construída uma imagem gráfica baseada nas cores do logotipo e as minhas ilustrações, com o tempo, passaram a fazer parte constante das publicações das redes sociais. Muitas foram as pessoas que passaram por este projeto e que me marcaram, quer com a sua entrada e prestação, como com a tristeza da sua saída. Houve alturas de muitas dúvidas e frustrações, alturas em que não tínhamos equipa com recursos técnicos para fazer tudo que queríamos. Mas graças à garra de alguns, o projeto foi continuando. Juntaram-se novos recursos ligados à área da educação que trouxeram maior foco, interesse  e divulgação do projeto. E mais recursos técnicos indispensáveis para a concretização das atividades e de tudo a que nos propúnhamos. A estrutura tornou-se pequena mas sólida, e penso que será como na música de Jorge Palma, “enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar”.


João Fontes

Há cerca de um ano atrás, em pleno início de confinamento devido à pandemia Covid19, ouvi uns murmurinhos de que havia um grupo de pessoas a organizar-se e a mobilizar-se de várias formas e com diversos recursos para ajudar a simplificar a vida de todos numa situação completamente nova. 

Através da plataforma colaborativa #slack surgiam dezenas de projetos com diversas finalidades todas de grande valor. Dessas saltou-me à vista a Tool4Edu, talvez porque com filhos em idade de 1.º ciclo fosse interessante apoiar algo que também iria ter impacto cá em casa. 

Numa questão de minutos já estava incluído no projeto, por uma equipa de destemidos sem precedentes.

Foi de facto uma experiência gratificante, espero que tenha ajudado a fazer crescer algo maior!

Equipa Técnica/Desenvolvimento do Site



Diana Neves 

Fiz parte da equipa que elaborou a primeira versão do site da Tools4Edu, fazendo testes exploratórios à plataforma e mantendo o site atualizado com novo conteúdo (vídeos, artigos e infografias). Do início do projeto recordo o brainstorm de ideias novas das reuniões, com vista a fazer chegar o projeto ao maior número de pessoas e ajudar a colmatar as lacunas existentes em relação ao ensino remoto, que ficaram mais visíveis durante a pandemia. De mais positivo recordo a quantidade de pessoas que rapidamente se mobilizaram para ajudar e dispensar tempo das suas vidas a esta causa.


António Cunha Santos

Entrei no projecto a 22 de Março de 2020. Já estava no Tech4Covid a tentar ajudar no que podia quando fui chamado para este projeto.

O meu papel desde o início foi de developer, desde o primeiro momento integrado na equipa do site, sob a orientação do Pedro Guimarães, a quem tenho a honra e o privilégio de chamar amigo.

Recordo-me das noites perdidas a “tentar fazer carbonara” a partir de “spaghetti-code” e do espírito de equipa! E do primeiro webinar, feito em conjunto com outro elemento, por sinal um grande comunicador! Das centenas de reuniões e de tudo o que se conseguiu, com o esforço e dedicação de pessoas vindas de tantas áreas e percursos diferentes.

Continuo no projeto até à presente data, ainda na mesma função com que o iniciei, colaborando com uma equipa determinada, que faz acontecer e com quem tenho o gosto de cooperar.

Acreditando na teoria da relatividade geral, poderia ir ao futuro ver o que nos reserva, mas como tal ainda não é possível, resta a forte convicção de que o impacto que este projecto teve no ensino ficará muito para além da pandemia e que este projeto durará bem para lá do tão desejado fim deste que é o momento mais marcante da história recente da humanidade.


Pedro Alves

Faz um ano que tudo começou e o ser humano tem coisas surpreendentes. Se por um lado vemos o ser humano como um ser egoísta e preocupado apenas com o seu bem, por outro lado vemos a vertente solidária. E é nos momentos mais difíceis que essa solidariedade mais prevalece, tal como apareceu há um ano no Tools4Edu.

A ideia inicial era simples… ajudar os pais, alunos e professores na transição digital que foram obrigados a realizar de forma repentina e sem tempo de preparação para o uso das ferramentas.

Como vim da área da informática tentei ajudar o máximo que pude na utilização das novas tecnologias de ensino, e como os meus pais, ambos professores, usavam o Microsoft Teams tentei fornecer o máximo de conhecimento que possuía naquela ferramenta para tornar o processo de ensino mais atrativo para as crianças e menos trabalhoso para os professores e encarregados de educação.

O que recordo de mais positivo é de ver as pessoas envolvidas das mais diversas áreas com o brilho nos olhos de poder ajudar aqueles que mais precisavam, e que se alimentavam “apenas” de um sorriso ou de um obrigado por parte dos pais, alunos e professores.


Joaquim Almeida

Entrei nesta aventura a convite da Mónica Neves para dinamizar um webinar que se realizou a 26 de maio de 2020. Desde então, tal era o entusiasmo por fazer parte desta equipa de gente maravilhosa e altruísta e por acreditar nos pressupostos subjacentes ao projeto, que não parei de colaborar, tendo realizado posteriormente mais três webinares. 

No seguimento da minha modesta contribuição, e sendo eu uma pessoa dada a desafios, surgiu a oportunidade de colaborar na parte técnica de apoio aos webinares, passando para o “Dark Side” dos streamings, OBS e afins! Uma aventura sem limites, pois vi-me a entrar em território totalmente desconhecido para mim até então. 

Na reunião de balanço e ideias para o ano letivo seguinte, lancei a proposta de um formato que fugisse um pouco aos webinares e permitisse abordar temáticas que poderiam estar direta ou indiretamente ligadas à educação. Assim, surgiram as “Conversas à Sexta”! Um espaço mais descontraído para falar de temas pertinentes e atuais.

Todo o trabalho em equipa é desafiador, mas é nessa panóplia de experiências e vivências diferentes que nos enriquecemos mutuamente e vamos crescendo lado a lado!

Para mim, é um orgulho fazer parte desta equipa e todos os momentos vividos e os que estarão para vir ficarão para sempre gravados no meu coração! Amigos para siempre…


Rui Duarte

Desde cedo tomei conhecimento do surpreendente movimento ‘Tech4Covid’ que surgiu com o início da pandemia em 2020, tendo encontrado neste um interesse aliciante, não só pelo facto de poder ajudar e contribuir para suavizar o terrível impacto que esta situação trouxe à sociedade, como pelo de poder interagir com outras pessoas, algo que gosto bastante, ampliar os meus conhecimentos e aprender. Todo este movimento fez-me sentido! Após passar em alguns projetos iniciais com potencial como o Covidizer e o Teachers4Covid, em setembro acabei por aderir a este projeto Tools4Edu onde encontrei pessoas com vontade, disposição e humildade, que desde logo me cativaram.

O projeto passava nesse momento por uma fase onde era necessário ir mais além e dar continuidade a um processo que foi construído em tempo recorde e mantido de forma exemplar por um grupo de pessoas entusiastas, que entretanto, necessitou de evoluir. 

Tentei por isso e dentro da minha área – webdesign e design – contribuir com o meu melhor para levar o Tools4Edu a uma nova fase e com isso continuar a ser uma aposta válida e com futuro, que passou pela construção de um novo website, com a colaboração de todos, onde o Tools4Edu pudesse expressar-se de uma forma mais direta e eficaz.

O espírito de grupo, a boa disposição, troca de ideias constante, interajuda e a positividade são valores que sempre estiveram presentes neste grupo e que tanto aliciam todos a continuar a fazer mais e melhor, sem dúvida!

O Tools4Edu não é um local de trabalho. É um local onde cada um pode se expressar da melhor forma e contribuir construtivamente. Não somos colegas. Somos amigos. Com um fim comum! Nunca estivemos juntos pessoalmente, mas o Tools4Edu vai conseguir proporcionar isso um dia. E é por todas estas razões que aqui estou 🙂


Tiago Costa

Tools4Edu, um projeto que se deu a conhecer logo em março de 2020, no meio de uma mudança radical na vida dos Portugueses!
Amante que sou de tecnologias, apps, ferramentas digitais e educação começei por seguir a sua página do Facebook que tanto nos ensinou a todos, naquela fase de transição.

O tempo foi passando e as ligações digitais foram aumentando, foi então que a Isabel Cabo me colocou em contacto com esta magnífica equipa para dinamizar um webinar. Aceitei o desafio e fui lançado aos leões! Tinha um webinar para dinamizar, mas não tínhamos naquele momento, ninguém para o stream. Acabei por ser eu a dinamizar o webinar e fazer também o stream, abrindo aqui uma janela de oportunidade.

Passado o confinamento e com o regresso à escola, muitos deixaram para trás estas tecnologias e ferramentas digitais, mas eu, assim como esta equipa, continuamos a acreditar na importância da partilha entre professores, encarregados de educação e alunos! Foi então que dinamizei um segundo webinar e fui convidado a juntar-me a esta equipa!

E que EQUIPA!

Trouxe a minha hiperatividade para o meio deste grupo, dando continuidade ao magnífico trabalho que estava a ser feito, dinamizando as redes sociais e Youtube, reaizando outro webinar, colaborando com o colega Joaquim no “Conversas à Sexta” e ajudando nos streams dos eventos!

Foi, e é, um orgulho pertencer à Tools4Edu e poder continuar a fazer a diferença no mundo da educação!

O futuro é já ali e as novidades estão para chegar, com novos formatos de conteúdo!

Obrigado pela oportunidade e PARABÉNS TOOLS4EDU!

Equipa de Contéudo



Sofia Galante 

Lembro-me de ver vários anúncios no LinkedIn a dizer que uma comunidade de empreendedores se tinha juntado para tentar ajudar o país no que pudesse.

Eram dias muito estranhos, cheios de ansiedade e dúvidas, mas recordo que no slack havia muita organização, solidariedade e determinação em tentar ações concretas para ajudar o país em diversas áreas. 

Envolvi-me em vários projetos e recordo pessoas fantásticas. O Tools4Edu viria a ser o projeto com que mais me identifiquei e aprendi… até hoje. 

Parabéns Tools4Edu! Parabéns a todos os voluntários envolvidos!


Mónica Neves

Conheci este projeto logo após o lançamento dos tutoriais acerca da utilização do Zoom. Sendo professora e estando a começar a trabalhar com esta ferramenta, gostei muito da clareza e da pertinência do conteúdo e comecei a seguir a Tools4Edu no Facebook. Duas semanas depois, decidida a fazer parte da solução e não do problema, iniciei o meu percurso como voluntária, e que dura até hoje. Cativou-me a dedicação a uma causa tão nobre e as sinergias que se estabeleceram entre pessoas de áreas tão díspares. Então, como agora, auscultávamos as necessidades existentes e íamos criando conteúdo para ajudar a colmatá-las. Considero esta uma das experiências mais marcantes da minha vida, em que fiz amigos, dei, recebi e aprendi.


Catarina Correia da  Costa

No início de maio entrei neste projeto do Tools4Edu como escritora de artigos. Sendo eu docente de espanhol e português sem trabalho durante a pandemia, quis entreter a minha mente enquanto o mundo tentava lutar contra um vírus invisível. Mal sabíamos que não seriam só uns meses, mas sim um ano nesta árdua batalha. 

No final de abril já estava a participar no projeto Teachers4Covid que consistia em apoiar nos estudos os filhos de quem colaborava na linha da frente. Tive conhecimento do Tools4Edu por uma publicação num grupo de professores no Facebook. Achei que iria ser interessante e enviei um e-mail apresentando-me como voluntária. 

Um ano depois, aqui estou no mesmo papel com o qual comecei, colaborei na renovação do site do projeto em conjunto com os restantes membros da equipe e estou a dias de realizar o meu primeiro webinar. 

A este projeto agradeço a amizade que fiz  e as experiências que vivi neste ano tão peculiar, neste ano em que a minha mente foi desafiada a pensar mais além e a darmos valor a coisas que tomávamos por garantidas como a liberdade de ir à montanha, ou sentares-te em frente ao mar num final de tarde…

O futuro que poderia prever se tivesse uma bola de cristal é que este projeto vá mais longe, num futuro pós pandemia, num futuro onde o ensino à distância fará parte do sistema de ensino nacional. Mas não cabe a mim nem a ninguém fazer futurismos, nem adivinhação. 

 Este é um marco na História da Humanidade, será o marco do friso cronológico da mudança de todos nós, depois disto não seremos os mesmos nem a Terra o será. 

Estarei por perto quando isto acabar, na memória ficarão momentos, pois estes são os que nos marcam na posterioridade…


Cristina de Barros Costa

Heureka! Conseguimos!

Passou um ano e estamos “vivos” a tentar enriquecer o quotidiano no mundo do ensino.

Quando me juntei ao movimento Tech4Edu em Portugal estava pela primeira vez confinada e limitada nos meus movimentos físicos, a contactar pessoas, familiares, parceiros comerciais pela primeira vez na minha vida com o surto da pandemia “Covid-19”, após mais de dez anos como profissional na área da comunicação e de ensino ligada ao sector dos média e da tecnologia.

Esse novo normal tinha sido para mim um normal no meu trabalho passado como jornalista, muitas vezes a angariar informações com entrevistas utilizando ferramentas de trabalho remoto de equipa como o Skype, Zoom, Google Meet, Slack,  entre tantas outras.

Após passar pelo projeto de angariação de fundos para a compra de ventiladores ligado à equipa do “GoPartity”, juntei-me, como dei aulas de alemão no ensino adulto profissional, ao projeto “Tools4Edu”.

O nosso objetivo: agilizar com artigos e webinars o trabalho de professores e encarregados de educação, que de repente tinham de dar aulas com estas ferramentas no ensino à distância.

Porque acredito que na igualdade no saber, na transferência de aptidões, em resumo, na partilha na diversidade, se encontra o futuro de uma sociedade mais prospera e resiliente do futuro.

O trabalho em equipa com peritos de varias áreas em voluntariado foi, neste “Hub” de criativos e estrategas, das experiências mais enriquecedoras que tive desde que transferi o meu foco profissional para Portugal.

Partilhar: