Câmara de Cascais investe em Projetos de inclusão em educação

A iniciativa de criar um projeto para complementar o ensino à distância e a iniciativa nacional #estudoemcasa faz de Cascais um dos concelhos mais preocupados com a situação da educação durante e pós-pandemia.

         Com o objetivo de tornar a educação cada vez mais inclusiva, onde todos os alunos possam alcançar excelentes níveis de educação e formação, a Câmara de Cascais criou o projeto “O sucesso em cada aluno – OSCA” em parceria com a Universidade do Porto, através da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Busca-se, com esse projeto, uma proposta de aprendizagem eficaz e o combate ao insucesso escolar.

         O OSCA funciona dentro do canal Cascais, no Youtube, promovido pela Câmara Municipal de Cascais e, apesar de ser destinado a todos, destina-se especialmente a crianças com necessidades de saúde especiais. A partir da adaptação, algumas atividades são feitas de forma lúdica e artística, de modo a incentivar o desenvolvimento pessoal e social de crianças e jovens. Pode ter acesso ao canal do YouTube em: 

         Os 30 episódios do OSCA – estreados a cada dia da semana (normalmente às 11h00) –  contemplam atividades de estimulação cognitiva, motora, artística, de exploração dos sentidos e significados das emoções. Os programas oferecidos permitem à família reproduzir as mesmas atividades contempladas no canal em ambiente familiar, possibilitando uma continuação do trabalho de inserção. 

          Com diversos projetos pioneiros da área da Educação, a Câmara de Cascais possui muitas iniciativas em andamento. Uma delas é a criação do Observatório da Educação em colaboração com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Os ajustes na política educativa nacional tornam necessárias mudanças nas práticas pedagógicas, de forma a acompanhar a transição para um sistema educacional mais dinâmico, estratégico, inovador e inclusivo.

         A tecnologia torna-se cada vez mais presente nos projetos da Câmara como, por exemplo, no programa “Cascais Mais Tecnológico”, que investe em equipamentos de tecnologia nas escolas e em dispositivos que facilitam a vida de alunos e profissionais de educação. Dentro desse programa, destaca-se o Cartão Estudante Cascais, um cartão escolar integrado que se destina a todas as crianças do pré-escolar e alunos da rede pública, independente do nível de ensino. Este integra todos os serviços dentro do estabelecimento de ensino num único cartão, facilitando a identificação do aluno, o controle de acesso, validação de lanches e almoços, aquisição de material escolar, entre outros. Adicionalmente, irá permitir acesso a outros serviços do município como o MobiCascais – sistema integrado de transportes, bibliotecas e museus.

         Criada especialmente para a rede pública, a aplicação CascaisEDU é outro projeto desenvolvido que permite a pais e educadores o fácil e rápido acesso a uma gama de informações sobre a vida escolar do aluno. O acesso às informações é feito através de login e prevê a apresentação de informações sobre horário escolar, avaliações, faltas, agenda escolar e notificações de eventos.

         Essas são algumas das iniciativas da Câmara Municipal de Cascais para promover a inclusão, o sucesso escolar e a aprendizagem eficiente em todos os níveis escolares.

Partilhar: