Como estudar online

Para ser um aluno online de sucesso, é necessário compromisso e planeamento maior que o habitual. Mas esse será um desafio que, com a atitude certa, vais rapidamente ultrapassar!

Tal como antes, deves afastar e colocar no silêncio todos os aparelhos electrónicos que te poderão distrair enquanto estiveres a estudar. E se a tua energia e capacidade de concentração começarem a diminuir, faz uma pausa. As pausas também são necessárias para ganhares energia e vontade para voltar ao que estavas a estudar.

Precisas de colocar o teu bem-estar em primeiro lugar.

Isso significa manter hábitos saudáveis, como dormir o suficiente, manteres-te hidratado e comer bem, fazer exercícios físicos regulares dentro das tuas possibilidades e fazer pausas.

Planear o teu dia e o estudo online

Define uma programação e segue uma rotina. Levanta-te e prepara-te para o dia, segue uma rotina matinal regular (lava-te, veste-te, toma o pequeno-almoço, escova os dentes, etc.).

Ter uma estrutura regular para o teu dia ajudará a manteres o controle e a organização do teu tempo de estudo e também do teu tempo para fazeres outras coisas que gostas.

Existem várias formas de planear o estudo.

É importante seres organizado, criando no teu computador pastas  apenas dedicadas a cada disciplina. Desta forma saberás sempre onde estão os teus trabalhos e documentação que o professor enviar.

Deves saber gerir prioridades e saber o que fazer em primeiro, em segundo e terceiro lugar de acordo com a urgência dos trabalhos pedidos.

Podes  também estudar em grupo com os teus colegas, trocar opiniões, conteúdos que acham importantes e fazeres trabalhos em grupo. Seja pela plataforma que utilizas para as aulas, seja como habitualmente já o fazias por  telemóvel como a app whatsapp, facebook ou instagram. É importante manterem o contacto e sentirem que continuam a pertencer à mesma turma.

Técnicas necessárias para aprenderes com eficácia

Mesmo estando em casa terás que prestar atenção ao professor, tendo a vantagem de não seres distraído pelo colega do lado.

Para vídeos gravados, faz uma pausa e escreve um breve resumo do que ouviste a cada poucos minutos. Podes pausar o vídeo ou rever quantas vezes quiseres.

Se o professor forneceu slides do PowerPoint junto com o vídeo, considera fazer o download ou imprimi-los e faz anotações diretamente nos slides.

Para sessões ministradas em software de videoconferência como o Zoom, evita fazer anotações. Pergunta se a vídeoaula está a ser gravada para que possas rever e fazer anotações detalhadas mais tarde. Presta atenção ao que estás a ouvir e participa na aula para ajudar a manter o teu foco. Não fiques com dúvidas por esclarecer, se não compreenderes o que o professor disse deves levantar a tua mão virtual ou fazer uma pergunta no chat. Se o professor te pedir para colocar a questão oralmente, ativas o microfone e colocas a dúvida para toda a turma ouvir. Logo a seguir deves voltar a desligar o microfone para o professor explicar.

Nunca percas duas vezes. Um dito popular para a construção de bons hábitos e comportamentos é a regra “nunca percas duas vezes”.

O conceito subjacente aqui reconhece que não somos perfeitos, mas isso não significa que devemos desistir completamente. Às vezes, vamos saltar uma sessão de estudo planeada ou perder o prazo de uma tarefa. Está tudo bem. Para permaneceres no caminho certo, não te concentres no que perdeste. Em vez disso, concentre-se em NÃO perder a próxima sessão de estudo ou prazo de entrega de trabalhos.

Não importa como comuniques, é importante seres gentil e paciente contigo mesmo e com os outros.

Dicas para manter contacto

Mantém o teu professor informado. Defende-te a ti próprio, pedindo ajuda aos teus professores quando precisares.

Informa-os se estiveres doente, não conseguires fazer login, precisares de uma extensão de prazo numa tarefa, etc.

Reflete e conversa com colegas. Compartilha as tuas metas, dicas de estudo, recursos adicionais relevantes, algo que te faça rir, músicas que gostes, etc.

Acredita nas boas intenções. Todos estão a tentar fazer o seu melhor.

Nota: Este artigo foi baseado no curso “How to learn online?” ministrado na plataforma edx.org

Mara Santos e Sónia Fevereiro

Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *