ARTIGOS

ARTIGO
Lista de Ferramentas úteis

Ferramentas para apoiar o ensino e a aprendizagem à distância

O ensino à distância abre uma janela de oportunidades para uma aprendizagem e colaboração entre professores e alunos fora de uma sala de aula. Mas todas as ferramentas ainda exigem a habilidade, experiência e conhecimento de um professor. Elas podem envolver abordagens e técnicas que o professor habitualmente não usaria.

Interação e envolvimento

Com o ensino à distância existem preocupações reais sobre solidão, bem-estar e falta de interação. E sabemos que é importante encontrar uma maneira de manter todos em contacto. Mas com as plataformas tecnológicas que existem hoje, se forem bem utilizadas, é possível ter, por exemplo, fóruns de discussão ou grupos de conversa.

Como professor procure maneiras de estabelecer rotinas que permitam que todos se organizem e se envolvam. Lembre-se de motivar os alunos. Às vezes, o feedback por escrito pode parecer uma crítica mais severa do que o feedback oral, opte pelo diálogo. É importante perceber como os alunos podem superar possíveis problemas ao responder e como pode o professor garantir que ninguém se sinta isolado online.

Trabalho individual e em equipa

Uma das maneiras mais eficazes de apoiar o ensino e a aprendizagem à distância é dar a todos os alunos a oportunidade de participar e fornecer ideias. Pode pedir aos alunos para fazerem uma apresentação interativa e, em seguida, criar um desafio on-line para obter feedback e avaliar a compreensão da matéria apresentada. O papel do professor é fundamental para estabelecer e direcionar as expetativas do aluno. No entanto, existe uma grande oportunidade de abrir esse caminho para os próprios alunos também.

Requisitos Tecnológicos

Na Tools4edu os professores, alunos e encarregados de educação podem encontrar vídeos explicativos que permitirão usar algumas das plataformas existentes capazes de providenciar um ensino à distância com qualidade e interação, como a Zoom ou a Microsoft Teams, entre outras que estamos a preparar. Também existe um espaço de ajuda para  dúvidas que possam surgir em todo o processo.

Abaixo listamos outras ferramentas on-line disponíveis para diferentes fins de ensino e aprendizagem. Como professor aproveite as oportunidades para soluções criativas. Não deixe a falta de familiaridade com as ferramentas ou abordagens ser uma barreira para tentar algo novo – tenha confiança para experimentá-los! E mantenha as aulas conversando, compartilhando e interagindo com os alunos.

Ferramentas que permitem criar conteúdos de aprendizagem on-line

Porquê? Com estas ferramentas, pode-se criar atividades de ensino personalizadas. Pode ser eficaz incentivar os alunos a criarem os seus próprios conteúdos em algumas delas e partilharem com a turma.

Ferramentas que permitem criar questionários e jogos interativos

Estas ferramentas ajudam os alunos a divertirem-se e aproveitarem para testarem o que aprenderam. São ótimas maneiras de envolver alunos à distância a colaborar em tempo real usando as perguntas / desafios que o professor definiu. Os alunos podem até usá-los para criar as suas próprias autoavaliações para partilhar com os colegas da turma.

Agrupamento de ideias e conteúdo online

Esta é uma oportunidade de usar ferramentas on-line para reunir uma série de idéias em equipa com os alunos. O professor pode começar isso como parte de uma discussão on-line e depois pedir aos alunos para concluir com tarefas de acompanhamento.

Ferramentas de feedback formativo

Estas ferramentas permitem escolher entre perguntas existentes e definir tarefas de avaliação online. Você pode acompanhar o progresso e identificar o conteúdo de ensino específico que pretende incentivar.

Artigo baseado em informação fornecida pela Cambridge International Education, em https://www.cambridgeinternational.org/ .

Sónia Fevereiro, profissional em marketing financeiro

Partilhar: