Dicas para Microsoft Teams

Ao longo do ano 2020, a ferramenta digital Microsoft Teams, integrada no Office365, ganhou cerca de 12 milhões de novos utilizadores, principalmente devido à utilização em massa nas comunidades escolares de todo o mundo, neste período de pandemia! Para garantir a melhor utilidade possível desta ferramenta pelos utilizadores escolares, houve mais de 50 atualizações desde março de 2020 até aos dias de hoje.

Agendar Reuniões

Este é um processo já conhecido, mas que é muito importante se quisermos alterar as opções de reunião. Conseguimos encontrar um calendário na barra lateral esquerda, onde procedemos a este agendamento.

Destacar alguém durante uma reunião

Quando estamos numa reunião e temos um orador principal, é importante que essa pessoa apareça destacada! Se antes podíamos afixar essa pessoa apenas para nós, agora com o destaque conseguimos fazê-lo para todos os presentes na mesma reunião! Será muito útil para evitar distrações dos alunos com os restantes colegas!

Publicação de ficheiros

No Microsoft Teams uma das grandes vantagens é que, para além da videochamada, podemos também partilhar ficheiros com os nossos alunos! Em vez de colocarmos esses ficheiros no local adequado (onde não é dada qualquer indicação) partilhamos os mesmos nas publicações, podendo até dar indicação aos nossos alunos!

Usar a aba das publicações

Comunicar com os nossos alunos é fundamental, seja presencialmente ou à distância. Esta opção das publicações permite-nos escrever diferentes mensagens com diferentes tipos de destaque! Além disso não se esqueçam de usar o @ para identificarem as pessoas nas vossas publicações.

Criação de Tarefas

O Microsoft Teams dá-nos a oportunidade de criarmos diferentes tipos de tarefas: desde a permissão para anexar recursos (documentos em Word, Excel, PDF) até à resposta a questionários em Microsoft Forms. Não se esqueçam de definir as propriedades dos vossos documentos, consoante pretendam que os vossos alunos editem ou não.

Utilização de Salas Simultâneas

Esta é uma das novidades do Teams! Sendo o trabalho colaborativo uma das competências a trabalhar, nada como conseguir dividir os nossos alunos em diferentes salas. Podemos escolher os grupos ou deixar isso ao critério do próprio Microsoft Teams.

Supressão de ruído nas reuniões

Outra novidade simpática do Microsoft Teams! Sabem aquelas aulas em que estávamos a ouvir o aspirador ou o cão a ladrar? Com esta supressão de ruído isso vai diminuir! Aproveitemos!

Partilha de ecrã durante a reunião

Esta é uma das funcionalidades mais utilizada por todos nós! O que nos leva também a uma das perguntas mais vezes feitas nos últimos tempos: “conseguem ver o meu ecrã?”. São várias as hipóteses daquilo que podemos partilhar, desde a totalidade do meu ambiente de trabalho e de tudo o que mexo, a apenas uma janela específica ou apenas o nosso Powerpoint. Não se esqueçam: se querem que se ouça o som do vosso computador, devem selecionar esse opção!

Opções de reunião

Um dos principais problemas que surgiu no início do ensino à distância foi o de os alunos desativarem os microfones uns dos outros ou até mesmo conseguirem expulsar-se da reunião. Ao alterarmos estas opções conseguimos limitar todas estas funcionalidades.

Grelha Grande e modo Juntos

Se um dos problemas de março era vermos apenas 4 alunos (e mais tarde 9), agora foi ultrapassado com a grelha de 7×7. Para ser ainda mais divertido podemos usar o modo juntos, que nos apresenta diferentes cenários.

Para estares atento a estas novidades podes aceder ao meu canal: Youtube

Autor: Professor Tiago Costa, Colégio de Ermesinde, Valongo – Porto e voluntário Tools4Edu.

Partilhar: