SOBRE NÓS

A emergência que vivemos está a exigir de todos a adoção de novas formas de trabalho e interação entre as pessoas.

No ensino, o desafio é manter a escola a funcionar, mesmo com professores e alunos em casa. Permitindo que os jovens não só continuem a aprender, mas mantenham uma rotina que estruture e dê significado aos seus dias.

Portugal tem professores com vontade de fazer e o sentido de missão de sempre. Tem encarregados de educação e estudantes conscientes da sua responsabilidade neste momento. E dispõe das ferramentas digitais, várias delas gratuitas, para garantir que o processo educativo pode continuar.

Nem todos, no entanto, têm o mesmo à-vontade com a tecnologia. Dominar estas ferramentas, principalmente de um dia para o outro, pode trazer dificuldades tanto aos pais e estudantes – principalmente os mais novos – como aos professores.

Daí a missão deste projeto: ajudar a que todos tiremos o máximo partido da tecnologia para recriar, mesmo à distância, uma experiência de ensino remoto produtiva, gratificante e motivadora para educandos e educadores.

Concretamente, queremos ajudar professores, pais e alunos a usar as várias ferramentas gratuitas disponíveis.

Fizemos um inquérito nacional para identificar as necessidades e produzimos tutoriais sobre as aplicações gratuitas mais utilizadas, como Zoom, Teams, Google Classroom e Webex.

Somos um grupo de profissionais que se reuniu de forma espontânea, no âmbito da plataforma Tech4Covid19.org, para ajudar a comunidade educativa nesta crise.

Não temos ligação a qualquer empresa ou plataforma tecnológica. Move-nos apenas a urgência de concretizar uma ideia que, num momento tão desafiador, será uma importante ajuda para professores, pais e estudantes.

Somos a Ana, o António, o Bruno, a Catarina, a Cristina, a Daniela, a Diana, o Fábio, o Fernando, a Graça, a Jasmin, o Jayme, o João, o José, a Júlia, a Layla, a Leihla, a Madalina, a Mara, a Maria João, a Marta, a Mirali, a Mónica, o Nuno, o Paulo, a Patrícia, o Pedro, o Rui, a Sofia, a Sónia, o Sérgio, a Stella, a Susana, a Tânia, o Tiago, a Valesca e muitos outros que se mobilizaram para entregar, em apenas 3 semanas, este trabalho à comunidade.

Juntámos um grupo de professores voluntários para ensinar a usar ferramentas digitais que permitem, num ensino à distância, proporcionar aulas mais interativas, criativas e enriquecedoras. Fizemos Webinares online na nossa página do Facebook e vamos continuar a promover a inter-ajuda entre docentes, bem como o apoio a alunos e encarregados de educação nesta crise educacional que vivemos.

Partilhar: