SOBRE NÓS

Nascemos durante o confinamento causado pela pandemia em Março de 2020.

A emergência de ficarmos isolados exigiu de todos a adoção de novas formas de trabalho e interação entre as pessoas. Assim foi connosco e assim foi com a Escola.

Somos um grupo de profissionais que se reuniu de forma espontânea, no âmbito da plataforma Tech4Covid19.org. Temos interesse e paixão pela educação e não hesitámos em trabalhar em conjunto para ajudar a comunidade educativa.

Não temos ligação a qualquer empresa ou plataforma tecnológica. E estamos sempre abertos a trabalhar com novos voluntários e sugestões para ajudar e contribuir para uma melhor comunidade educativa em Portugal.

O QUE FIZÉMOS

No ensino, o desafio foi manter a escola a funcionar, mesmo com professores e alunos em casa. Permitindo que os jovens não só continuassem a aprender, mas mantivessem uma rotina.

Portugal tinha professores com vontade de fazer e o sentido de missão de sempre. Tinha encarregados de educação e estudantes conscientes da sua responsabilidade no momento que todos passámos. E dispunha das ferramentas digitais, várias delas gratuitas, para garantir que o processo educativo pode continuar.

Nem todos, no entanto, tinham o mesmo à-vontade com a tecnologia. Dominar estas ferramentas, principalmente de um dia para o outro, trouxe dificuldades tanto aos pais e estudantes — principalmente os mais novos — como aos professores.

Daí a missão inicial deste projeto: ajudar a que todos tiremos o máximo partido da tecnologia para recriar, mesmo à distância, uma experiência de ensino remoto produtiva, gratificante e motivadora para educandos e educadores.

Concretamente, quisemos ajudar professores, pais e alunos a usar as várias ferramentas gratuitas disponíveis.

Fizemos um inquérito nacional para identificar as necessidades e produzimos tutoriais sobre as aplicações gratuitas mais utilizadas, como Zoom, Teams, Google Classroom e Webex.

Podem ver aqui: https://www.tools4edu.com/#/

Image for post
O nosso site (atualmente em reconstrução). Precisamos de voluntários para ajudar 😉
Image for post
Criámos videos explicativos das várias plataformas
Image for post

Adicionalmente, juntámos um grupo de professores voluntários para ensinar a usar ferramentas digitais que permitem, num ensino à distância, proporcionar aulas mais interativas, criativas e enriquecedoras. Resultaram em vários webinars, disponíveis nas nossas páginas sociais e no site.

Image for post
Obrigada a todos os Professores que nos ajudaram!

Realizámos em Julho uma conferência sobre a Educação, reunindo várias vozes e projetos determinados a fortalecer a Educação em Portugal. Tivemos a honra da presença do nosso Ministro da Educação, Dr. Tiago Brandão Rodrigues e muito outros, tocando temas que nos dizem respeito a todos.

Image for post
Image for post
Abordámos vários temas importantes com diversos especialistas (podem ver na nossa página do Facebook)

O QUE QUEREMOS FAZER

Continuamos a ser um grupo determinado a servir a comunidade educativa.

A pandemia ainda está sem controlo definitivo entre nós, as necessidades da comunidade escolar evoluem e nós estamos cá para ajudar!

Fazemos pesquisas regulares nos nossos canais sociais para ouvir a comunidade.

Vamos continuar a promover a interajuda entre docentes, e tentar aumentar o apoio a alunos e encarregados de educação neste momento que vivemos.

Queremos ter um site e redes sociais vivos e inclusivos onde se discute e coopera para ter um sistema educativo melhor, nutrindo espaços onde se abordam tópicos menos discutidos na nossa sociedade sobre Educação.

COM QUEM QUEREMOS FAZER

Com todos os que quiserem colaborar.

Há voluntários que cooperam semanalmente ou apenas umas horas por mês. Seja qual for o tempo disponível, nós aproveitamos o contributo de cada um. Se é algo que te pode interessar, junta-te a nós!

Partilhar: