Ubbu apoia a literacia digital em tempo de Covid

A literacia digital tem-se mostrado um ator preponderante na mitigação das dificuldades causadas pela Covid-19.

A crescente importância da literacia digital na sociedade atual não é novidade. A situação imposta pela Covid-19 veio exacerbar esta importância, alterando a forma como relações laborais, pessoais e escolares se passaram a realizar. As empresas passaram a recorrer mais frequentemente ao teletrabalho, e as escolas tiveram que adaptar os seus planos curriculares ao ensino à distância.

É precisamente neste contexto que a ubbu toma forma e vem assumir um papel relevante. A ubbu é uma plataforma para o ensino de programação, direcionada a crianças dos 6 aos 12 anos.

Iniciou atividade em 2014, e hoje está presente em metade dos agrupamentos escolares de Portugal continental e tem acordos estabelecidos para ensinar programação a mais de 1 milhão de crianças no mundo. Tem como objetivo preparar as crianças para a sociedade digital com competências de programação. Com um currículo completo de aulas semanais de uma hora, os conteúdos têm por base os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, designadamente educação de qualidade, erradicação da pobreza e igualdade de género. Desta forma as crianças aprendem a ser cidadãs e cidadãos responsáveis e a utilizar a tecnologia como solução para os desafios do mundo.

Nas palavras, de João Magalhães, CEO da ubbu, esta é “uma nova disciplina do currículo escolar que se dedica a ensinar Ciências da Computação e programação, que ajudam a desenvolver competências como o pensamento computacional, raciocínio lógico, resolução de problemas e criatividade. De raiz, a plataforma foi desenhada para utilização em sala e com várias ferramentas para ajudar os professores que, em muitos casos, não têm conhecimentos prévios na matéria.”

Com o encerramento das escolas, a ubbu tomou a iniciativa de disponibilizar de forma gratuita a plataforma, para uso de alunos, professores e pais.

“Preparámos esta solução para que os alunos que já estavam a seguir o programa não saiam prejudicados e para que outros que tenham sido forçados a ficar em casa possam ocupar o seu tempo de forma produtiva. Agora, neste novo contexto, foram desenvolvidos novos conteúdos para facilitar a utilização da plataforma em casa e está-se a estudar a possibilidade dos alunos e professores partilharem os projetos dentro e fora da plataforma, para poderem comunicar entre eles e com a comunidade.” diz João Magalhães.

As escolas interessadas em aderir podem inscrever-se através do site www.ubbu.io

O software será gratuito para todas as escolas, públicas e privadas, e pais, até junho, período que será estendido caso seja necessário. No próximo ano lectivo, a ubbu continuará a disponibilizar o acesso de forma gratuita em escolas públicas de algumas regiões do país (através de iniciativas que serão divulgadas nos próximos meses). 

Para mais informações sobre a importância e conceitos de Ciência da Computação e Programação que a plataforma aborda pode aceder aqui.

Para um tutorial de como funciona o portal ubbu, visite esta página

Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *